9 passos para ter um negócio de sucesso no ramo gastronômico


9 passos para ter um negócio de sucesso no ramo gastronômico

Como ter um negócio de sucesso, sabendo que a maioria das empresas acabam fracassando no primeiro ano de existência? Isso acontece, na maioria das vezes, pela falta de planejamento ao construir o negócio e no ramo gastronômico não é diferente. Talvez, seja até mais complexo, pois as pessoas não entendem o quão necessário é a gestão diariamente.

Ao contrário do que muitos pensam, para ter um comércio no ramo de alimentação, você precisará não apenas de estrutura bonita, bem decorada e um cardápio gostoso, mas de muita dedicação.

O primeiro passo para ter um negócio de sucesso é ler e seguir as orientações das portarias da Anvisa por exemplo. As regras da portaria 216 te ajudarão até mesmo na escolha do projeto arquitetônico.  Seguindo esses preceitos você terá economias ao longo prazo, pois não precisará fazer modificações para se enquadrar as exigências do governo.

Além disso, será necessária a ajuda de um profissional de contabilidade experiente no ramo. Aí você pode pensar… Contador por contador qualquer um serve! NEGATIVO! Um contador que não tem experiência com outras empresas do ramo pode ser prejudicial para o seu negócio, pois corre o risco de você não ser ATUALIZADO constantemente. As faltas dessas atualizações rápidas podem afetar seu empreendimento de alguma forma.

Outro ponto importante é a escolha do sistema de gestão. Procure um sistema que outros negócios do seu ramo também usem, pois assim as chances de ter problemas são menores. Entretanto, ao contrário do que muitos pensam, nem mesmos os melhores sistemas de gestão devem te fazer dispensar a velha e boa planilhas de Excel, pois elas te dão o apoio e resguardam as suas informações, caso algo se perca, principalmente se seu sistema não for em nuvem.

Processos para montar um negócio de sucesso

Entender processos e pratica-los é fundamental para a saúde do seu negócio. E no ramo de gastronomia é preciso desvendar alguns enigmas como o (CMV) de produtos, (Margem de contribuição), linha (ABC), e por aí vai. Poderíamos escrever um livro de pelo menos 300 páginas apenas de práticas indispensáveis.

Muitos empreendedores não dão importância ao conhecimento desses processos, Talvez esse seja o motivo da grande mortalidade de empresas no Brasil logo no primeiro ano, principalmente no ramo de gastronomia.

Outro ponto essencial para criar um empreendimento de sucesso é ter uma boa saúde emocional para lidar com pessoas e trabalho em equipe. Tenha uma frase em mente: “Se você monta uma empresa só para ganhar dinheiro, já começou errado! Porque dinheiro não se ganha no primeiro momento, e você pode começar a se frustrar imediatamente!”

Sendo assim, VOCE NÃO PODE BOBEAR! Seja diferente, o mundo não terá espaço para amadorismo!

Para entender um pouco mais do assunto e te inspirar, reunimos algumas características semelhantes que as empresas de sucesso têm em comum.

Planejamento é a chave

Em primeiro lugar, todos os negócios de sucesso planejam muito bem cada detalhe do seu negócio com bastante antecedência e elas existem por um motivo, elas sabem exatamente o que estão fazendo no mercado.

Hoje é muito comum vermos, principalmente jovens empreendedores, ansiosos para obter o sucesso. Ou seja, abre a sua empresa, começa a ver o lucro e em menos um ano já querem abrir uma segunda empresa, e assim por diante. Na maioria dos casos, essa empolgação imediata quase nunca conta com um final feliz.

Sabe por quê? Não houve tempo suficiente para desenvolver um plano e calcular os riscos. Há sempre 50% de chances de alcançar o objetivo e 50% de fracassar. Nessas horas, fazer um estudo do mercado em que pretende atuar é essencial para dar o “ponta pé” inicial.

Negócios de Sucesso sabem muito bem disso e não medem esforços quando o assunto é planejamento. Entre os principais pontos que um bom planejamento deve ter, estão:

– Definir a missão, visão e valores da empresa;

– Fazer um diagnóstico do mercado;

– Comparar seus pontos fortes e fracos;

– Definir seus objetivos estratégicos;

– Monitorar cada ação.

Cumprindo cada uma dessas etapas fica muito mais fácil alcançar o resultado esperado.

Sempre tem um Persona bem definido

Quem tem um negócio de sucesso sabe exatamente com quem quer falar, ou seja, quem é o seu target.

Para quem não sabe, o persona é a representação da definição do seu cliente ideal, ou seja, um personagem com todas as principais características do seu comprador.

Ao começar um novo empreendimento, definir o persona é um dos passos mais importantes, pois é através dele que será feita toda a comunicação da empresa. Em outras palavras, entender como pensa o seu público é fundamental para ter sucesso nas suas estratégias de comunicação.

Preocupação na entrega de produtos e serviços

Embora poucos percebam, gerar valor é fundamental. É necessário ter todo o cuidado e atenção na hora de oferecer seus produtos e serviços para impactar positivamente seus clientes. Em uma empresa já solida no mercado essa preocupação tem que ser ainda maior, pois sua imagem está relacionada com diversas outras lojas. Por exemplo, uma empresa com loja em São Paulo pode ter enfrentado um problema no atendimento à um cliente. A mesma empresa localizada no Rio de Janeiro pode ser afetada por isso, pois com as redes sociais as informações e reclamações são repassadas rapidamente para outras pessoas, gerando assim, prejuízos imediatos.

Por essa razão, dedicar atenção a cada detalhe da prestação do seu serviço faz a diferença em qualquer nível de maturação de sua empresa e não somente apenas no começo, para evitar erros e possíveis problemas. É isso que os negócios de sucesso fazem, então aprenda com elas.

Domínio do mercado de atuação

Não é segredo para ninguém que conhecer o mercado em que pretende atuar é tarefa básica de todo o empreendedor. Um negócio de sucesso é um ótimo exemplo a ser seguido ao fazer uma analise mercadológica.

Basicamente, existem dois modelos para realizar uma análise de mercado: a análise de gabinete e a pesquisa de mercado.

A análise de Gabinete é aquela que é feita internamente, sem necessidade de contato direto com um mundo externo, como fazer pesquisas na internet, por exemplo.

Já a pesquisa de mercado busca coletar dados diretamente com o público, por meio de pesquisa e questionários que forneçam as informações necessárias para se chegar a um resultado palpável.

No geral, uma boa análise de mercado inclui uma avaliação dos principais fatores que influenciam o negócio.

Desta maneira, levar em conta esses fatores de forma integrada permite que se tenha uma visão muito mais ampla do mercado, o que permite que decisões mais assertivas sejam tomadas.

Treinamentos são mais que necessários

Porque o mercado está passando por uma metamorfose, e hoje mais do que nunca você terá que ser especialista no que busca empreender, e se você já tem uma empresa recicle-se já, depois que você der o primeiro passo rumo ao conhecimento vão se revelar caminhos, mas também irão se revelar muitos obstáculos.

E o que fazer?

Você tem que fazer algumas perguntas básicas a si mesmo:

Porque eu quero fazer isso? (qual sua principal motivação)

Como eu posso fazer? (quais ferramentas, investimentos, caminhos…)

Com quem posso contar para fazer? (aqui pode ser um sócio ou um profissional)

Onde posso fazer isso?

Quando posso fazer isso?

Então, depois de ter respondido sinceramente e materializar num papel (é muito importante escrever), você terá a base do seu mapa de Navegação em mãos.

E aí está preparado para levantar as velas e começar a navegar?

Ser amigo das metas

Trabalhar com metas é um mal necessário. As metas passam de sonhos a pesadelos em questão de pouco tempo, já que sensação de que não alcançá-las trazem uma grande frustração.  

Para quem trabalha em grandes empresas ou possuem cargos de confiança as metas são papo sério e precisam ser cumpridas. Nesse aspecto é preciso passar a ver cada meta como uma grande amiga sua e que você precisa dar tudo de si para que ela tome vida.

Quando uma mesma meta envolve mais de uma pessoa ela precisa ser ainda mais valorizada e priorizada. As grandes empresas não aceitam abandonar as metas, afinal, elas existem para serem cumpridas. Se você pensa em empreender comece a se familiarizar com esse assunto, certamente você precisará desta ferramenta e se você ocupa uma linha de frente em alguma empresa Esteja disposto a se reinventar para alcança-la.

Comunicação assertiva

A comunicação é uma das partes mais importantes de qualquer empresa e deve ser muito valorizada por todas aquelas que almejam ser referência no mercado.

Atenção para a dica: Comunicação não é o que você fala, mas o que o outro entende.

Para uma empresa, a comunicação é o método principal de engajamento com o cliente. Como conclusão, precisa ser muito bem pensada e planejada para que não haja ruídos em nenhuma parte da mensagem que queira passar.

Nesse ano de 2020, a comunicação mais do que nunca precisa ser pessoal para surgir efeito. Mostrar o lado humanizado da empresa coloca a mesma de igual com seu cliente fazendo com que haja uma parceria de ideias e estilo de vida.

Sendo assim, toda empresa precisa encontrar o seu lugar de fala e estar atenta a tudo o que acontece para interagir na hora certa com o seu público. Isso é fazer uma comunicação assertiva!

Modelo de negócio funcional

Existem alguns pontos fundamentais a serem analisados:

●    Técnicas de vendas;

●    Ambiente;

●    Localizações;

●    Cores;

●    Atendimento;

●    Produtos

Planejamento de Marketing sempre presente

Você com certeza já ouviu o ditado que “o marketing é a alma do negócio” e as empresas de sucesso levam essa frase ao pé da letra. O plano de marketing serve de bússola para guiar os passos da empresa, além de ajudar a alcançar os resultados almejados.

Por meio do planejamento de marketing, as marcas impulsionam seus produtos e serviços, fortalecem seu nome, aumentam o rendimento da empresa e automaticamente aumentam o faturamento do negócio como um todo.

Por que empreender?

A arte de empreender é linda! Você cria novos pontos de empregos, acelera a economia, gera renda, impacta vidas de pessoas.

Agora que você já sabe exatamente quais são as características que um empreendedor de sucesso possui, deu ainda mais vontade de empreender, não é?

É importante ressaltar; abrir seu próprio negócio de sucesso não é uma tarefa simples, mesmo que você já tenha na mão todo o plano de negócio que você terá que seguir. Ressaltamos que será necessário muito empenho e esforço para conquistar a clientela local, e para manter o padrão ao qual o cliente espera.

Conscientização final para ter um negócio de sucesso

Se o seu sonho e sua escolha é trabalhar no ramo gastronômico, você está assumindo a responsabilidade de trabalhar com saúde coletiva, e se você não pesquisa, não se profissionaliza, não se atualiza, não entende a responsabilidade disso, você pode estar colocando a vida de milhares de pessoas em risco.

Busque pelo conhecimento a cada dia, pesquise sobre o assunto e busque consultorias.

Veja também como montar o melhor café da sua região.

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